terça-feira, 7 de junho de 2011

Historia do Bairro


Tatuapé, segundo o vocabulário tupi-guarani, significa "caminho do tatu".
Em 1560 Brás Cubas (fundador de Santos), resolve subir ao planalto em busca de ouro. Após passar pela Serra do mar deram com um riacho, o Ribeirão Tatu-apé, e seguindo seu curso até a foz, se defrontaram com o Rio Grande (Tietê). Naquele ponto acamparam e ali montaram: um rancho, um curral e diversas casas.
Em 1655 elas são compradas pelo padre licenciado Mateus Nunes de Siqueira. O padre, rico, com muitos criados e índios escravos, desenvolveu intenso trabalho agrícola.  Em 1765 a região tinha 34 homens e 34 mulheres.
Até 1930 o bairro era apenas um amontoado de casas. Em 1934 passa a se chamar Distrito da Paz e assim vai lentamente tomando sua forma.
Hoje, o distrito do Tatuapé se limita em uma área de 8,2 quilômetros quadrados, é servido por duas estações de metrô, a Carrão e a Tatuapé. Três shoppings atendem às necessidades dos seus quase 100 000 habitantes, isso sem falar no comércio de rua que se espalha da Praça Silvio Romero para ruas como Tuiuti, Emília Marengo e Serra de Bragança. Cerca de 50% da população é da classe B, enquanto a média paulistana é de 31%. Em apenas duas décadas, o Tatuapé transformou-se em um dos mais importantes distritos de São Paulo. Nas décadas de 80 e 90 do século passado, bem recente por sinal, a valorização socioeconômica ganhou contornos extraordinários. 


Fotos: Renan Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário